Roberta CArvalho
ARTISTA VISUAL | DIRETORA ARTÍSTICA
festival Amazônia mapping
desde
2013
Idealizado desde 2013, o projeto vem ganhando outras edições ao longo desses anos.
Um projeto inovador na região Amazônica, o FESTIVAL AMAZÔNIA MAPPING, busca através de oficinas e apresentações artísticas, o desenvolvimento e difusão de uma linguagem visual contemporânea intitulada vídeo mapping ou projeção mapeada e seu desdobramento nas artes visuais.
O Festival Amazônia Mapping se propõe a valorizar artistas do Norte promovendo o intercâmbio com profissionais de outros Estados Brasileiros, possibilitando assim trocas de conhecimento e o desenvolvimento, na Amazônia, de uma das técnicas visuais mais inovadoras nos dias de hoje.
A proposta do Festival Amazônia Mapping é reconfigurar olhares sobre nossa paisagem urbana, levando a arte para e espaços inimagináveis, dialogando com o entorno e com histórias da cidade.
As oficinas preenchem o espaço da difusão do conhecimento, deixando em nossa região, marcas positivas do projeto, formando e fomentando a criatividade nos artistas e profissionais da área.
O inédito Festival Amazônia Mapping (FAM) trouxe a alta tecnologia em projeções que ocuparam a arquitetura do centro histórico de Belém em 28 outubro de 2013. A programação do festival, promoveu três oficinas com os maiores nomes do videomapping do país e trouxe espetáculos de projeção e performances musicais ao Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha.